Resenha "Maysa - Só Numa Multidão de Amores" Editora Globo

A biografia escrita pelo autor Lira Neto, conta a história de uma das mais importantes cantoras que nosso país já teve. Extremamente relevante no cenário musical entre os anos 50 a 70, Maysa começou sua carreira cedo e seu dom era muito evidente, ela tinha pela convicção de seu talento e encantou multidões, arrastando muitos e muitos fãs até hoje.

Com os capítulos separados pelas canções da cantora, o autor conta sua vida não em ordem cronológica, mas começando pelo auge da carreira de Maysa, quando aos 22 anos ela já era uma das vozes mais bem pagas da época. Em sua adolescência ela já começou a escrever os primeiros poemas, que posteriormente se transformariam em suas canções. Aos 18 anos casou-se com o empresário de família tradicional, André Matarazzo. Sabendo que poderia encontrar empecilhos para ter sua carreira de cantora já casada, Maysa em seu primeiro disco reverte todo o lucro para caridade, como forma de amenizar as críticas da família do marido. Mas seu sucesso logo de cara já foi tão grande, que em pouco tempo veio a separação. Maysa sempre foi uma mulher livre, que não podia ser impedida de nada, mas ao se separar sofreu enormemente, compondo canções belíssimas de profunda tristeza. Seu filho, Jayme fica com o pai e ela mergulha de corpo e alma em sua carreira, mas isso não impediu que seu sofrimento fosse devastador. 

Sua vida nunca foi fácil, Maysa lutava constantemente contra ela mesma, sua personalidade voraz a consumia, tentou várias vezes o suicídio, lutou contra o alcoolismo, tinha uma relação complicada com a imprensa, que estava sempre pronta para noticiar qualquer coisa sobre sua vida, principalmente os insucessos. Suas relações amorosas sempre foram conturbadas e problemáticas, ela se decepcionou diversas vezes e isso a levava ao seu limite. A talentosíssima cantora fez um trabalho admirável no gênero Romântico, MPB e Bossa Nova. Sua carreira de sucesso não se limitou ao Brasil, foi ovacionada na Europa que encantou-se com sua versão de "Ne me quitte pas". Sua vida sempre foi rodeada de polêmicas, brigas, altos e baixos e por fim sua morte prematura, num acidente de carro; após ela ter feito um tratamento contra o alcoolismo, ela que passou grande parte da vida dirigindo embriagada, morreu quando sóbria, uma trágica ironia do destino. 
O autor do livro, Lira Neto, entrevistou diversas pessoas para tentar descobrir os mitos e verdades em torna da figura de Maysa. A leitura é feita de forma muito dinâmica, a forma como os fatos são contados, deixam o leitor motivado a saber mais sobre a cantora. Um livro muito necessário para os fãs de Maysa, que tem interesse em saber sobre sua vida e obra.
Maysa foi uma das mais incríveis cantoras de nosso país. Profunda e com um turbilhão de sentimentos em seu peito, arrastou uma legião de fãs. Nessa linda biografia vemos não só a estrela, mas o ser humano que ela foi. Uma obra verdadeira e impactante. 

Título: Maysa - Só Numa Multidão de Amores
Autor: Lira Neto
Editora: Editora Globo
Número de Páginas: 400

Comentários

Postagens mais visitadas