Resenha "Leite Derramado" - Cia das Letras


Vencedor do Prêmio Jabuti de melhor livro no ano de 2010, Leite Derramado de Autoria de Chico Buarque é uma obra que prende. Com título que faz menção os provérbio chinês "Não adianta chorar pelo leite derramado", o livro mostra a história de um senhor que assim como no provérbio, nada pode fazer sobre os fatos que já aconteceram em seu passado. As revelações vão sendo feitas aos poucos em meio as pendências do presente que o narrador alterna com as incontáveis vezes que tenta contar suas origens, misturando a realidade com seus devaneios e esquecimentos. Por conta da idade do homem, que se confunde um pouco, os fatos são narrados de forma não cronológica, o que faz o leitor estar junto com o personagem em seus delírios e confusões, criando um suspense sobre o que é de fato verdade na narrativa.

Em meio a ironias, o homem já idoso, vive num leito de hospital e resolve contar sua história de vida para a filha, para as enfermeiras e quem mais estiver disposto a escutá-lo. 

Eulálio veio de uma família tradicional carioca, Assumpção, a qual pertenceram figuras de destaque social, ele nostálgico e saudoso lembra-se dos tempos em que era jovem. Filho do senador Assumpção, ele relata sua história, assim como a decadência de sua família, incluindo fatos históricos do Brasil e da mentalidade burguesa presente na política brasileira, é feita uma crítica a sociedade do século XX, desigual e racista.

Um personagem que conhecemos pelos olhos tristes de Eulálio, é Matilde, seu amor mal resolvido, que o largou e marcou para sempre sua alma com tristeza. A decadência de Eulálio é revelada também quando ele tenta contar algo sobre neto ou bisneto e ele confunde as pessoas, ele já não tem afeição por eles para distingui-los, nem memória, a decadência é num sentido geral, tanto emocional e física como financeira. As paixões e más atitudes dele são relatadas, vemos a forma como a carga histórica se entrelaça a própria história do personagem. 

A cor da capa e o título fazem referência a relação dele com sua esposa. Chico Buarque trás uma narrativa através de monólogo, onde o protagonista conta todas as suas mazelas. Com um bom ritmo entre os fatos do passado e o presente do protagonista a história se desenrola de forma interessante e o modo como o autor escreve parece que de fato estamos ouvindo o monólogo do protagonista, já cansado e meio senil, com todos seus preconceitos e sua mesquinhez. Faz de fato parecer que é uma história real, inclusive se pensarmos o quão possível ela é de acontecer.

Título:Leite Derramado
Autor: Chico Buarque
Editora: Companhia das Letras
Número de Páginas: 195

Comentários

Postagens mais visitadas