Resenha "Harry Potter e a Pedra Filosofal" Editora Rocco

Quando eu era apenas uma menina, minha irmã mais velha ganhou de presente de uma amiga de nossa mãe o primeiro livro do Harry Potter. Ela de cara devorou o livro e insistiu para que eu lesse também, mas quando me deparei com um livro "sem desenho" não fiquei empolgada e não o li naquele momento. 
Algum tempo depois soubemos que o livro seria enfim adaptado para o cinema e claro, fomos assistir. Ali um novo mundo se abriu para mim, um mundo incrível e infinito que estará presente para mim sempre. Saí do cinema e com meus dez anos de idade comecei a ler a melhor história da minha vida. Logicamente após mergulhar de cabeça em Harry Potter o vício por aquela saga só aumenta, assim como o amor. J.K. Rolling criou uma história que não é para um determinado público, é algo incrível que encanta todas as idades, gêneros, nacionalidade e crenças, uma história de amizade, amor e a luta do bem contra o mal. Utilizando o lúdico e a literatura fantástica, ela fala de temas tão reais em nossas vidas, assim como fazem as fábulas, só que muito melhor.
Harry é um menino de dez anos que vive com os tios, tio Valter e tia Petúnia e seu primo Duda, desde a morte de seus pais num suposto acidente de carro quando ele ainda era apenas um bebê. Tia Petúnia, irmã de sua mãe Lilian, aceitou Harry muito à contra gosto, mas criou o menino. Seu primo Duda é um menino insuportavelmente mimado e sempre se sentiu superior a Harry, infernizando sua vida. Todos naquela casa o tratavam como alguém indesejado, ele dormia num armário minúsculo sob a escada da casa, enquanto o primo tinha um quarto para ele e outro para seus inúmeros brinquedos. Os tios demandavam inúmeras tarefas domésticas como obrigação do menino e qualquer deslize, era castigado. Por vezes coisas estranhas e sem explicação aconteciam com Harry ou em sua presença, e o tios também o castigavam por isso. Era uma vida solitária e sem amor.
Tudo muda quando uma carta chega para Harry, os tios fazem de tudo para impedir que o menino a leia, porém isso fica fora do controle deles quando inúmeras corujas não param de trazer mais e mais cartas.
No dia do seu aniversário de onze anos, Rúbeo Hagrid, um homem gentil e gigantesco, vai entregar pessoalmente a carta da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts para o menino e revela que ele, assim como seus pais, é um bruxo. Sem fazer ideia de nada sobre o universo ao qual pertence, Harry parte com Hagrid, que também é guarda caça da escola, para o beco diagonal (um local de comércio bruxo) para comprar tudo que precisaria levar para seu ano letivo, incluindo uma varinha; o homem lhe conta que ele é famoso, pois o bruxo que matou seus pais, ao tentar matá-lo, sumiu sem deixar vestígios, esse foi um dos bruxos mais perversos que já existiu, conhecido como Voldemort, seu nome era tão temido que normalmente referiam-se a ele como aquele-que-não-deve-ser-nomeado. Harry foi o único a sobreviver a Voldemort, escapando apenas com uma cicatriz na testa em forma de raio.
Ao chegar na escola os alunos são divididos em casas, Grifinória (corajosos), Corvinal (inteligentes), Sonserina (astutos) e Lufa-Lufa (fiéis), um chapéu mágico que faz a analise dos estudantes e os envia para cada casa. Harry é enviado para Grifinória, mesma casa que Rony Weasley, um menino ruivo que ficou amigo no trem que os leva até o castelo de Hogwarts. 
Tudo para Harry é novo no mundo mágico, fantasmas, feitiços, poções,  animais fantásticos,  e uma série de coisas incríveis como a descoberta de sua habilidade para jogar quadribol (um esporte famoso entre os bruxos), mas nem tudo é tranquilo, um aluno da Sonserina, Draco Malfoy, se tornará seu inimigo, além do professor Snape, que parece ter um prazer mórbido em perseguir o menino.
Em meio a inúmeras aulas, ele e Rony ficam amigos de Hermione Granger, uma menina inteligentíssima, que no início eles julgam exibida, mas após enfrentarem juntos um trasgo montanhês adulto que havia entrado na escola, a amizade dos três se solidifica de vez.
Os três parecem que atraem confusão, após andarem pelo castelo à noite (algo proibido) são vistos por Draco que os dedura, os quatro são obrigados a pagar detenção, acompanhando Hagrid na floresta proibida, eles procuram um unicórnio ferido, alguma criatura anda bebendo seu sangue, uma coisa considerada terrível, por macular um ser puro. Durante a busca, Harry se depara com uma criatura encapuzada bebendo o sangue do animal e sua cicatri dói, ele entende que aquilo era um mal sinal.
Os três amigos deduzem que Voldemort quer uma forma de retornar ao poder e descobrem que a única pedra filosofal, algo muito precioso, estava escondido mais perto do que eles imaginavam. 
Harry, Rony e Hermione farão tudo que estiver ao alcance para impedir a volta do Lord das Trevas e tentarão sair todos com vida dessa batalha. 
Um aspecto interesse é o personagem do professor Dumbledore que será uma espécie de mentor de Harry,  ele que tomou a decisão de deixar o menino com a família trouxa (que não são bruxos) por serem seus únicos parentes e até mesmo para que a fama não intoxicasse o seu caráter, uma sábia decisão, por mais que difícil. 
Uma parte emocionante da história é quando Harry encontra o espelho de Ojesed, e vê em seu reflexo, seus pais em sua companhia, algo que deixa o menino confuso. Dumbledore lhe explica que o espelho mostra o maior desejo de quem se olha, o que de um menino que não cresceu com os pais é bem comovente.
O primeiro e menor livro da série já mostra como a autora é incrível; divertido, fluído e emocionante, nos imaginamos ao lado de Harry e seus amigos em sua aventura.

Comentários

Postagens mais visitadas