Resenha "Só Para Mulheres" Editora Rocco

A famosa mundialmente Clarice Lispector já utilizou uma série de pseudônimos nas décadas de 1950 e 1960; Teresa Quadros e Helen Palmer era alguns deles quando escrevia para o Correio da Manhã, ela também já escreveu como Ilka Soares no Diário da Noite.
Nesse livro temos uma coletânea de cerca de 300 textos da autora sobre temas que nas décadas em que foram escritos, eram considerados assuntos próprios para mulheres, como moda, beleza, decoração, etiqueta e receitas. Uma escrita que aconselha sobre os assuntos, como uma amiga faria.
Diferente dos outros livros da autora, "Só Para Mulheres" nos faz pensar em como era a vida da mulher nas décadas de 50 e 60 no Brasil, comportamento, "regras" sociais, padrão de beleza e como a mulher sentia seu principal papel social. 
Os textos são divertidos e nos remetem à conselhos de avó, vários truques e dicas interessantes e alguns ultrapassados para nossa vida moderna.
O estilo de Clarice está presente na obra, por mais que seu lado de angústias e dúvidas sobre si mesma fiquem de fora desses textos. Esse livro vemos o mergulho de Clarice no universo do Jornalismo feminino que lhe abriu portas para futuramente expor todo seu brilhantismo.

Comentários

Postagens mais visitadas