Resenha "Harry Potter e a Câmara Secreta" Editora Rocco

Após conhecer o mundo ao qual de fato pertence, ser obrigado à passar as férias na casa dos seus tios, os Dursley, parece pior do que sempre foi para Harry, que não vê a hora de voltar para escola e rever os amigos.
Num dia em que tio Valter fazia um importante jantar, ele faz o menino ficar no quarto em silêncio, mas a presença de Dobby, um elfo doméstico que veio alertar Harry sobre os perigos de ir para escola, o surpreende; o elfo implora que o menino fique na casa da família trouxa,  e quando o menino nega seu pedido, Dobby irrita propositadamente tio Valter, que jura que Harry não irá a Hogwarts aprender mais nada de magia.
Quando Harry já havia perdido as esperanças, Rony com seus irmãos,  os gêmeos Fred e George aparecem para resgatá-lo. Eles o levam para casa da família Weasley, A Toca, onde ele passa o restante das férias.
A irmã mais nova de Rony, Gina, é uma menina ruiva, tímida que começará a escola nesse ano e nutre uma paixão platônica por Harry.
Mais um ano escolar começa, há um novo professor na escola, um escritor egocêntrico e narcisista que adora se vangloriar pelos seus feitos e responder cartas dos fãs. Ele aprecia o contato com Harry, apenas pela fama que existe em torno de seu nome, o que constrange o menino, que diferentemente do professor, não está procurando os holofotes.
Misteriosas petrificações (quando alguém fica paralisado como pedra, por razão mágica) começam a acontecer sem que se ache o culpado. O elixir que traz as vítimas de volta ao estado normal demora algum tempo para ficar pronto, e os casos continuam acontecendo. O pânico se espalha pela escola e uma antiga lenda vem à tona.
Na fundação da escola seus criadores estabeleceram qual tipo de bruxo iria para cada casa, mas Salazar Slytherin achava que somente os bruxos de sangue puro mereciam estudar ali, quando os outros discordaram ele foi embora, mas antes escondeu numa câmara uma criatura monstruosa que um dia daria prosseguimento em seu plano inicial.
As suspeitas sobre o culpado caem sobre Harry, que tem que enfrentar os olhares de recriminação e medo de todos ao seu redor.
Temos ainda o aniversário de morte do fantasma Nick-quase-sem-cabeça (uma das melhores partes do livro), Colin Crevey (um aluno novato obsecado por Harry), os lamúrios da Murta-que-geme, Aragoge e sua família, descobrimos também fatos que aconteceram no passado de Hagrid e de Voldemort.
Apesar dos professores negarem a lenda da câmara secreta, os fatos deixam Harry, Rony e Hermione cada vez mais incomodados com o fato. Hermione mais uma vez mostra que já é uma bruxa brilhante, preparando poções complexas e investigando o que a câmera de fato escondia.
A ameaça que ronda a escola se torna cada vez mais real, botando em risco o bem estar e a vida dos alunos, principalmente os nascidos trouxas.
Harry e Rony tomam medidas drásticas para que Hogwarts não seja fechada e que todos que eles amam consigam se salvar do mal que invadiu a escola.
Um livro que completa perfeitamente o anterior de J.K., vemos o início da evolução dos personagens, o surgimento de outros que também serão fundamentais para a evolução da trama. A amizade de Harry, Rony e Hermione é reforçada, a coragem deles é de admirar. A mensagem nessa obra é de suma importância, quando fala sobre se sentir superior a uma "raça pura" de bruxos, algo que nosso mundo já viveu com o nazismo, é uma analogia relevante.
A história fala sobre em quem confiar, sobre lealdade e perseverança. 

Comentários

Postagens mais visitadas