Resenha "Imprensa Feminina e Feminista do Brasil" Autêntica Editora

Ao longo do século XIX circularam pelo país 143 jornais e revistas tendo como público a mulher. Nesse livro temos todo o panorama desses veículos de comunicação, quando vi sua capa na livraria de cara me interessei, como estudante de jornalismo, uma obra como essa é fundamental para entendermos não só o painel que houve no passado, mas também como ele influenciou a imprensa que temos hoje.
A quantidade de veículos me surpreendeu, em tempos muito mais machistas que os de hoje, achei incrível quantos jornais e revistas voltados para mulheres haviam. Claro que nem todos incentivavam o progresso dos direitos sociais femininos, como direito de votar, frequentar escolas e estimular pensamento crítico, muitos eram restritamente voltados a "ensinar" a mulher como se portar ba sociedade e como cuidar das crianças, reforçando o estereótipo de mulher do lar.
O livro de Constância Lima Duarte é uma referência sobre imprensa para mulheres, mapeando de norte a sul do país, veículo de difícil acesso; poderá ser de suma importância para futuras pesquisas sobre a história da construção do papel social da mulher no Brasil e também do movimento feminista que impulsionou uma enorme gama de direitos através da luta por igualdadede gêneros, na edificação da identidade social da brasileira contemporânea.
O dicionário traz ainda a capa da maioria dos veículos e o período em que foram publicados. Muito informativo e interessante.

Comentários

Postagens mais visitadas