Resenha "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" Editora Rocco

Esse é meu livro preferido dentre todos da saga de Harry Potter. Por mais que eu seja completamente apaixonada por todos, esse se destaca. Já começa que, diferente dos outros, Voldemort não tem tanto destaque nesse livro, é apenas pano de fundo. 
Harry gostaria de poder fazer as tarefas que os professores passaram para as férias, mas seus tios trancaram todos seu material escolar, no armário sob a escada durante o verão. O menino tem que lidar além dos Dursley que já está acostumado, com tia Guida, irmã tio Valter, que odeia Harry, e o trata pior que seus tios (se é que isso é possível). Após um terrível incidente, quando tia Guida ofende os pais de Harry e o menino perde o controle, ele foge de casa, e cree que será expulso de Hogwarts já que usou magia fora da escola (algo proibido para bruxos menores de idade). Sem saber para onde ir, ele anda a esmo pelas ruas do subúrbio onde os tios moram, tentando digerir sua raiva. Sem poder procurar Rony, que estava com a família no Egito, ou Hermione, que havia viajando com os pais para França, já bem atordoado, ele acaba sendo resgatado por um ônibus bruxo que por um pequeno preço, leva onde se desejar. No trajeto para o Caldeirão Furado, ele descobre que Sirius Black, um prisioneiro de Azkaban(cadeia bruxa) suposto seguidor de Voldemort, havia conseguido fugir, algo nunca feito até então. O garoto nunca havia escutado esse nome, nem nada sobre a fama desse fugitivo, mas o que todos diziam era que Black era um assassino cruel e louco, extremamente perigoso.
O próprio Ministro da Magia, Cornélio Fudge, diz a Harry que ele não foi expulso, e ele retorna para Hogwarts mas esse não seria um ano fácil. Devido à fuga de Sirius Black, o Ministério da Magia coloca de guarda ao redor de toda escola centenas de dementadores, criaturas encapuzadas que se alimentam da felicidade humana, só de estar em sua presença já é possível sentir um frio congelante e grande mal estar. Pior do que tudo isso, é o chamado beijo do dementador, quando eles sugam a alma da pessoa, restando apenas um corpo vegetativo. O medo que essas terríveis criaturas despertam é totalmente compreensível.
As novidades no quadro de professores da escola são Hagrid, que também será além de guarda caça, professor de Trato das Criaturas Mágicas, e o professor Remo Lupin que ocupa o cargo de Defesa Contra Arte das Trevas, ele logo se tornará um professor muito querido por todos os alunos, com aulas práticas e um jeito cativante. Lupin ajudará também Harry a tentar proteger-se do efeito nocivo que os dementadores despertam nele, de forma acentuada.
No terceiro ano da escola os alunos com autorização do responsável, podem visitar um vilarejo bruxo vizinho a escola, Harry é claro, não conseguiu convencer tio Valter a assinar o documento que lhe concedia esse benefício, mas com a ajuda dos gêmeos Fred e George, e seus amigos os marotos, o menino consegue escapar até lá.
Nesse ano também os alunos podem escolher algumas matérias optativas para aprender, Hermione como de hábito, escolhe várias das matérias (fazendo malabarismo com seus horários que seus amigos não entendem), Rony e Harry escolhem adivinhação,  com a excêntrica e com jeito de charlatã, professora Sibila Trewlaney, que lê borra de café e prevê inúmeras desgraças para todos, com tom dramático.
Sempre em tom de suspense, essa é uma história muito bem construída, onde as pistas são dadas em todo enredo e costurados com maestria no final. Esse livro é uma linha tênue que separa a infância(mesmo cheia de turbulências), e a adolescência de Harry.  Fantasmas de um passado distante resurgem, os acontecimentos saem do controle dos três amigos e quando eles notam já estão frente-a-frente com o perigo, Harry e Hermione terão que se arriscar para salvar Rony. Teremos incríveis revelações sobre o passado de James Potter (pai de Harry), Severo Snape (poções), Lupin, Sirius Black e um outro personagem até então não citado, chamado Pedro Pettigrew.
As coisas não acontecem da melhor maneira e com orientação de Dumbledore, Harry e Hermione tentarão salvar mais de uma vida inocente.
O livro é misterioso e emocionante, fazendo a cada momento prendermos a respiração.

Comentários

Postagens mais visitadas