Resenha "Harry Potter e o Cálice de Fogo" Editora Rocco


No quarto ano de Harry ele sente sua cicatriz arder após ter pesadelos com Voldemort, alguns dias depois vai para A Toca no final das férias de verão. A família Weasley o levará para a Copa Mundial de Quadribol, na companhia também de Hermione, Cedrico Diggory (um aluno da Lufa-Lufa) e o pai do rapaz. Eles tem a oportunidade de ver os times mais incríveis do mundo bruxo competindo em um jogo emocionante,  Irlanda e Bulgária encantam e tem uma legião de fãs. 
Durante o evento a marca negra é conjurada no céu, pela primeira vez após treze anos, ela é o símbolo que os seguidores do Lord das Trevas carregam no braço, os comensais da morte, que após a queda de Voldemort foram presos e investigados. Eles ajudaram em seu plano de perversidade na primeira vez, e agora uma série deles aparata no acampamento destruindo barracas e gerando medo. Após conseguirem sair dali em segurança, esse era um presságio do ano que estava por vir.
Hogwarts sedia um jogo entre três escolas mágicas e durante todo ano letivo eles tem em companhia alunos da Academia de Magia de Beauxbatons e do Instituto Durmstrang. 
O Torneio Tribruxo acontece com um aluno de cada escola, para tentar participar, os interessados devem colocar seu nome escrito num papel no cálice de fogo, um objeto mágico que seleciona os "campeões". Eles passarão por tarefas que colocarão em xeque suas habilidades além de serem muito perigosas. Ao final o vencedor ganha o troféu Tribruxo, mil galeões e a glória eterna. Apenas estudantes maiores de 17 anos podem participar, devido a complexidade e risco das provas. No momento da seleção dos participantes, misteriosamente o nome de Harry também é cuspido do cálice, um quarto participante, de apenas quatorze anos. Ele não se inscreveu, (fato que quase ninguém acredita) mas mesmo assim terá que participar da disputa.
Um novo professor fica no cargo de Defesa Contra Arte das Trevas, conhecido por Olho-Tonto Moody, um ex-auror, com um olho de vidro e uma perna de pau, desconfiado e carrancudo, que teve grande relevância na primeira guerra bruxa; ele ensinará sobre as maldições imperdoáveis, as preferidas dos bruxos das trevas, que quando praticadas, o autor deve ser mandado direto para Azkaban. 
A ligação de Sirius e Harry se torna profunda, mesmo foragido, o padrinho se corresponde com frequência, sempre ajudando no possível.
Hermione funda o F.A.L.E. em defesa dos direitos de liberdade e boas condições para os elfos domésticos. Engajada com uma causa nobre, a menina tenta fazer outros estudantes compreenderem a necessidade do seu projeto, mesmo após a maioria das pessoas não mostrar interesse.
Os campeões selecionados pelo cálice além de Harry são: Cedrico Diggory da Lufa-Lufa, que Harry conheceu na Copa Mundial de Quadribol, Victor Krum de Durmatrang, um ídolo mundial de Quadribol, jogador do time da Bulgária e Fleur Delacour de Beauxbatons, que apesar da beleza e aparente delicadeza, é bem preparada.
Os quatro campeões enfrentarão três tarefas, cada vitória gera pontos. Envolvendo dragões, sereianos e dilemas de raciocínio, a cada prova eles são levados ao extremo; Harry com ajuda de Hermione, Rony, Hagrid, Doby, Sirius e Cedrico (que retribui uma ajuda de Harry) consegue chegar ao último desafio.
Se não bastasse ter que equilibrar o ano letivo com o torneio,  Harry ainda é obrigado a lidar com uma jornalista cínica, Rita Skeeter, que acompanhada de sua pena de repetição rápida, inventa uma série de calúnias para vender mais jornais.
Outra parte do Torneio é o Baile de Inverno onde os estudantes acompanhados de seus pares vão com vestes a rigor para dançar e confraternizar. Aulas dança antecedem o baile, além do convite que deve ser feito para uma acompanhante em meio ao embaraço da situação para os adolescentes.
A última tarefa parece fácil mas não é, os campeões devem enfrentar um labirinto misterioso e quem chegar primeiro ao seu centro encontrará a taça Tribruxo, vencendo a prova. Numa corrida emocionante Harry e Cedrico chegam juntos a taça mas não acabou ali. Eles mergulham nos piores pesadelos de Harry. Em um cemitério trouxa, muito longe de Hogwarts, um cervo leal a Voldemort, já conhecido por Harry, ajuda o temido bruxo, através de uma magia negra antiga a ressurvir.
Comensais da morte, um duelo, assassinato, varinhas irmãs, priore encantatem, vítimas do passado, uma noite que seria melhor que fosse apenas mais um pesadelo, mas não foi. Ao conseguir retornar à escola após ter vivencido os piores momentos de sua vida, Harry descobre a traição de alguém em quem confiara, e com o apoio de Dumbledore começa a se preparar para enfrentar as trevas que ressugem.
Nessa parte da saga temos uma grande reviravolta na história, com inúmeras revelações inusitadas que terão relevância na sequência da trama.

Comentários

Postagens mais visitadas