Resenha "A Livraria Mágica de Paris" Editora Record

Desde que eu li a sinopse desse livro me apaixonei, a capa meiga ajudava ainda mais no desejo de lê-lo.
A história é de amor, toca em questões como perda, o amor pela literatura e pelos livros, só isso já é chamariz suficiente para uma amante da leitura.
Numa livraria barco, Jean Perdu assim que vê um cliente sabe o que lhe indicar, seu barco ancorado no Rio Sena é conhecido como farmácia literária, já que os livros indicados por ele curam os males de quem os lê. A única pessoa que ele não consegue ajudar é a si próprio. 
Há 21 anos ele tinha um relacionamento bonito e conturbado com Manon, que o deixou. Após o episódio, o homem perdeu totalmente o contato com ela,  e nunca mais foi o mesmo, perdeu também a alegria de viver. 
A única carta enviada por ela, foi acidentalmente junto com uma mesa que ele doou a uma nova vizinha. Ele nunca abriu a carta de mais de duas décadas atrás e é tomado pelo desespero e angústia quando essa história do passado volta a atormentá-lo.
Se vendo forçado a abri-la, ao descobrir seu conteúdo ele parte numa viagem em busca de respostas para perguntas que nem ele sabe quais são. 
Um jovem escritor, Max, com bloqueio criativo após um estrondoso sucesso, o acompanha na jornada. Cada um a seu modo busca curar a alma, se reconectar consigo,  uma história que nos envolvemos de cara e torcemos pelos personagens.  Mesmo os dois homens tão diferentes,  aos poucos estabelecem uma forte amizade. No meio do percurso eles conhecem Salvo, um cozinheiro que se apaixonou por uma misteriosa barqueira e sonha em reencontrá-la. Ele se junta aos dois na viagem todos com suas questões tão íntimas e ao mesmo tempo em grande parceria. 
A viagem se passa em alguns rios da França e também por vias terrestres,  os detalhes sobre o país são muito interessantes e dão uma vontade de ir aos mesmos lugares que os personagens. 
Na contracapa tem o mapa de trajetória da viagem e no final algumas receitas de Salvo, o que deixa o livro ainda mais instigante.
Perdu a cada lugar que passa e cada pessoa que conhece aprende uma lição e pouco à pouco sente sua alma se curando,  percebendo o tempo perdido e quantas coisas incríveis tinha pela frente.
Esse é um daqueles romances com boa trama, que prende e encanta. A experiência vivida por cada personagem é única e instrutiva. 
Em "A Livraria Mágica de Paris" vemos como uma viagem pode ser um agente transformador em nossas vidas. Perdu se perdoou e aprendeu como retornar sua vida, mesmo após tanta dor e mágoas.  Uma história sobre superação,  obstinação e como a vida pode sempre ser surpreendente e bonita,  basta apenas queremos que ela seja.

Comentários

Postagens mais visitadas