Resenha " Harry Potter e as Relíquias da Morte" Editora Rocco

Chegamos ao desfecho da saga mais maravilhosa de toda (sou fã assumida mesmo, haha). Para mim, Harry Potter e o tipo de história impossível de parar, emocionante até a última página. Lembro a enorme ressaca literária que tive após o término desse livro, que na época a autora afirmava rigorosamente ser o último, o que para uma fã era praticamente inaceitável. Li e reli a saga inúmeras vezes no decorrer da minha vida e simplesmente gosto cada vez mais. A gama de lugares, criaturas, personagens e tramas é tão rica que tem certamente base para continuar por muito e muito tempo, um enorme sonho para nós, apaixonados pelo universo mágico. Quem leu Harry Potter e não gostou, ou não entendeu, (pode ler novamente, olha que maravilha) ou leu errado. A magia da história é tão poderosa que inunda irremediavelmente nossos corações, permanecendo neles para sempre.
O último livro é certamente o mais triste por fechar um ciclo importante, o eixo principal da trama(por mais que hoje a história do mundo mágico tenha voltado). Após ter que lidar com a morte de Sirius, investigar o passado do Lord das Trevas, enfrentar comensais e presenciar a morte de Dumbledore sem poder fazer nada, assassinado por Snape, Harry sabe que a segunda guerra bruxa está declarada e sem a proteção de Dumbledore não será nada fácil. 
Esse ano não haverá Hogwarts para Harry, Rony e Hermione. Harry passa os últimos dias antes de completar 17 anos na casa dos tios, já que há uma poderosa proteção de sangue enquanto ele for menor de idade. A Ordem da Fenix envia os Dursley para um lugar seguro, e resgatam o garoto em direção A Toca, onde será realizado o casamento do irmão mais velho de Rony, Gui com Fleur Delacour. 
O próprio ministro da Magia vai ao encontro dos três amigos para entregar heranças que Dumbledore deixou para cada um deles, algo muito inesperado para todos. Rony recebe um objeto mágico com capacidade de tirar e devolver a luz, criado pelo próprio professor; Hermione fica com um exemplar que perteceu a Dumbledore contendo várias anotações do livro "Os Contos de Beedle, O Bardo" com fábulas bruxas, que ela e Harry não conhecem já que foram criados no mundo trouxa, por fim para Harry ficou o pomo de ouro que lhe deu a vitória em seu primeiro jogo de quadribol. 
Os amigos não entendem em como os presentes deixados por Dumbledore poderá ajudá - los na busca e destruição das horcruxes de Voldemort. Tudo que ele sabem é que provavelmente são sete, que o diário de Tom Ridllee e o Anel já foram destruídos, e que estão em posse de um medalhão falso. Eles simplesmente não sabem que rumo seguir. Durante a cerimônia do casamento de Gui, eles recebem a notícia que o ministro da Magia foi assassinado e que o ministério foi tomado por Voldemort e seus seguidores. 
Em meio a muitas brigas, intrigas, traição, desconfiança, pressões e medo, os amigos partem numa busca pelos pedaços fragmentos da alma de Voldemort, que podem estar escondidos em qualquer lugar. Não é nada fácil a jornada que eles enfretam; as cegas tentam pouco à pouco compreender o quebra cabeça que pode ser a forma de Voldemort pensar e ocultar algo tão importante. Haverão momentos difíceis deles se entenderem, em meio à brigas, os problemas são tão grandes, que parecem devorá-los.
Após tentarem compreender alguns fatos, eles ficam intrigados com o conto dos três irmãos, que se deparam com a morte após atravessarem um rio perigoso com criação de uma ponte, usando magia. A morte os presenteia a cada um com algo escolhido por eles (sua real intenção era conseguir levá-los pois ela se sentiu traída por eles). Segundo uma lenda antiga, o bruxo que um dia fosse o dono das três relíquias seria o senhor da morte. Apesar da crença na história não ser fácil e quem de fato acreditam nela são pessoas sem credibilidade como Luna e seu pai, o que eles tem certeza é que Voldemort está atrás de uma das relíquias, a varinha das varinhas,  capaz de fazer seu dono, a quem ela lhe for leal, vencer qualquer adversário, algo que um dia pertenceu a Dumbledore. 
Vemos o legítimo embate do bem contra o mal. Amizade, lealdade e amor conseguem salvar muitas vidas nessa guerra emocionante. 
Além das horcruxes,  relíquias da morte, todo medo que os aflige em torno de quem eles amam, Hogwarts tem professores e o diretor (Snape) comensais da morte, ensinando Arte das Trevas e praticando maldições contra os alunos. Os antigos membros da Armada de Dumbledore agem ocultamente na escola e farão tudo para ajudar Harry a encontrar uma horcruxe que ele acredita estar no castelo. A famosa Batalha de Hogwarts, foi a luta do bem contra as trevas, onde em meio a tantas revelações Harry vê que ele deve para conseguir derrotar Voldemort se entregar a ele (por mais que pareça não fazer sentido).
A cada parte do desfecho mais e mais surpresas aparecem, tudo se encaixa e ficamos boquiabertos com a genialidade de J.K., fatos antigos tem ligação com o final.
Como de se esperar numa guerra, perdemos muitos personagens amados, a batalha final é incrível e cheia de reviravoltas, o último capítulo do livro se passa 19 anos depois.
É realmente um final de tirar o fôlego, o tipo de livro que temos vontade de ler todo de uma vez, e que como o sonho de todo fã, da chances para inúmeros desdobramentos.

Comentários

Postagens mais visitadas