Resenha "O Morro dos Ventos Uivantes" Editora Best Seller

A autora inglesa Emily Brontë foi uma das pioneiras na literatura feminina, considerada uma das maiores escritoras da Inglaterra no século XIX sendo consagrada por seu estilo passional.
O Morro dos Ventos Uivantes foi a grande obra da vida da autora, adaptado inúmeras vezes no cinema, a história trágica de amor continua viva e atual mesmo quase dois séculos depois. Está sem dúvida entre os melhores livros que já li, a grande pena é ser o único romance dela, que faleceu pouco depois de seu lançamento.
A história é narrada pela ótica do Sr. Lockwood, novo inquilino da Granja dos Tordos, ao fazer uma visita de cortesia ao dono da propriedade e também seu vizinho mais próximo, vai a propriedade " O Morro dos Ventos Uivantes" , lá ele conhece a governanta Sra. Ellen Dean que lhe revela a história de amor e ódio que envolve aquela família. 
Sr. Earnshaw antigo dono do lugar, era um homem bom e justo,  pai de duas crianças,  Catherine e Hindley. Certo dia ele encontrou um pobre menino cigano, Heathcliff, perdido na rua e o levou para casa. Ele não fazia distinção entre as crianças, o que gerava um terrível e amargo ciúme em Hindley, que passou a nutrir ódio pelo irmão adotivo, sentindo-se preterido pelo pai. 
Após a morte do Sr. Earnshaw, o filho mais velho tornou-se herdeiro responsável pelas terras e humilhava Heathcliff de todas as formas que podia, tornando-o um empregado braçal na fazenda. Apesar de tudo isso ele e Catherine sempre foram inseparáveis e secretamente apaixonados um pelo outro, Cathy era o real motivo dele suportar os maus tratos do irmão. 
Depois de uma conversa de Cathy com a governanta, na qual ela falava que apesar do amor que nutria por Heathcliff,  ele não era apropriado para ela, o rapaz de coração partido, abandonou a fazenda onde foi criado e partiu sem deixar notícias. Cathy acaba por casar-se com Edgar Linton, um vizinho com boa condição financeira, e muda-se para a Granja dos Tordos, onde já morava seu marido com a irmã. O tempo passou e um Heathcliff rico e com boas maneiras é quem voltou ao Morro dos Ventos Uivantes. Ele nutriu ódio de todas aquelas pessoas por um longo período e o desejo de vingança era latente. O irmão com vários vícios e individado acaba por vender a propriedade à ele, que faz de tudo para mostrar-lhe quem se tornou. 
Casa-se com Isabella Linton (sem nenhum sentimento por ela) irmã do marido de Cathy apenas para fazer a moça sofrer com sua presença constante. 
Catherine adoeceu e acabou morrendo após o parto de sua única filha, que levou seu nome. O amor de Heathcliff por Cathy era tão intenso e doentio que ele preferia ser atormentado por seu fantasma, do que deixá-la partir de vez. Ele se tornou a cada dia um homem mais atormentado e problemático, que continuava apaixonado por sua amada, mesmo após sua morte. Um amor que sempre foi rodeado por ódio, amargo, egoísmo e rancor.
A essência humana, é ressaltada a obra, onde em cada reviravolta podemos ver um lado bom e mal dos personagens da trama. Uma história extremamente visceral,  onde nem mesmo a morte pode acabar com o amor dos protagonistas.  Cathy e Heathcliff deixaram que motivos egocêntricos e torpes os separasse e muitas vezes até se odiassem, mas o amor doentio deles ainda era presente, uma obra características do romantismo, um anti-romance, história sem final feliz,  extremamente comovente.  

Comentários

Postagens mais visitadas