Resenha " Pod Minoga Studio" Edições Sesc SP

Para os apaixonados por teatro, conhecer um pouco sobre grupos nacionais, não é apenas interessante, como também importante. Com um nome enigmático, o Pod Minoga foi um grupo teatral paulista que existiu na cena cultural durante o período da ditadura militar. 
Diferentemente da maioria dos grupos da época, não tinha um estilo combativo, por mais que contivesse em suas obras grande irônia, criticidade e acidez, sempre utilizando o humor como ferramenta. Apesar dos tempos tenebrosos em que o país estava mergulhado, o jeito que o grupo encontrou para expor seu ponto de vista foi de forma lúdica, visualmemte artístico e irreverente. 
O professor da Faap, Naum Alves de Souza, era o responsável por fazer as crianças e jovens se expressarem livremente de modo criativo. Sem impor regras ou modelos à serem seguidos, a forma própria do grupo foi se moldando na prática, onde todos tinham espaço para expor suas opiniões,  com um grande senso de  comunidade, eles decidiam o que era ideal para cada espetáculo. 
Nesse grupo teatral todos os integrantes eram muito jovens, sem experiência com a interpretação,  mas o amor pelo novo ofício aprendido era tão grande que os movia à encontros diários, para diversos ensaios, aprimorando a técnica teatral,  além de desenvolver outras habilidades artísticas.
Na trupe havia um incrível senso de democracia, todos participavam igualmente da atuação, figurino, maquiagem, cenário, música, direção, operação de áudio, bilheteria, contra-regra e porteiro.
A maioria dos membros do grupo não tinha acesso a espetáculos de grandes grupos de teatro, e a maior inspiração vinha do cinema, objeto de admiração unânime. 
O livro conta desde a formação do grupo até seu término em agosto de 1980. O mais incrível do livro é o impressionante acervo fotográfico do Pod Minoga, inúmeras cenas muito bonitas de diversos espetáculos, bastidores, cartazes entre outros registros da trupe.
Para quem admira teatro, cinema e artes visuais é impossível não se encantar com a qualidade e beleza feita por um grupo de jovens em meio a ditadura onde era tão difícil fazer arte em nosso país. Os depoimentos dos antigos integrantes do grupo mostram o carinho que todos ainda tem pelo teatro e pelos tempos que trabalhavam juntos, numa época em que apesar de tudo eles conseguiam momentos de felicidade e aprendizado comunitário. Um livro bonito e inspirador.

Comentários

Postagens mais visitadas