Resenha - "Conversas com Woody Allen" Editora Cosac

No livro "Conversas com Woody Allen" temos a oportunidade de saber mais sobre um dos diretos mais aclamados no mundo contemporâneo.

Sou uma completa aficionada por cinema, e o livro do escritor Eric Lax é realmente uma aula não apenas sobre a sétima arte, mas também sobre a arte da escrita e como se dá todo o processo criativo.

O livro é divido em sete temas: A ideia, Escrever, Atores e Atuação, Filmagens, Direção, Montagem, Trilha Sonora e Carreira. No decorrer dos capítulos temos toda a explicação no bate papo de Woody com Eric, além de detalhes sobre as influências dele, pessoas, outros diretores e seu próprio processo de criatividade.

Achei curioso o diretor revelar que seu sonho era ser um diretor sério, que faria drama, num estilo mais europeu, mas que se consagrou mesmo nas comédias.

Na leitura percebemos o pessimismo do diretor sobre a vida, sempre camuflado em meio a suas piadas, que como um bom comediante, fica no ar o que é sério ou não, mas ele parece ser uma pessoa sincera e extremamente dedicada ao trabalho, gosta de participar profundamente de todos os processos de seus longas, conhecendo todas as áreas para a construção de suas obras.

As entrevistas para o livro são do começo dos anos setenta e terminando em 2005, cobrindo praticamente toda a carreira de Allen. É possível entender muito bem, mesmo ser ter visto toda sua filmografia. Uma obra bem estruturada, para nenhum fã do diretor colocar defeito.

Comentários

Postagens mais visitadas