Resenha "Harry Potter e a Ordem da Fenix" Editora Rocco

Após o final traumático do livro anterior, Harry volta para a casa dos tios, sem nenhum contato de Rony, Hermione ou Sirius que não respodem suas cartas com algo concreto do que está acontecendo após a volta de Voldemort, também não vê nada de relevante no noticiário, ninguém parece saber de nada.
Após sofrer o ataque de dois dementadores no subúrbio trouxa que seus tios moram e receber uma carta de expulsão da escola, seguida de outra marcando uma audiência onde seu futuro seria decidido, ele recebe subitamente a visita inesperada de uma série de aurores que o levam para a sede da Ordem da Fenix, uma sociedade secreta que lutou contra Voldemort e seus seguidores na primeira guerra bruxa, retorna agora novamente.
Composta de Dumbledore, Lupin, Sr. E Sra. Weasley, Alastor Moody, Quim Shacklebolt, Ninfadora Tonks, Severo Snape, Sirius (a quem pertence a casa onde fica a Ordem) e um série de outros bruxos. A Ordem vem investigar os antigos comensais para tentar estar a frente quanto aos planos de Voldemort, que ainda age nas sombras.
Harry, Rony, Hermione, Gina, Fred e George não são autorizados a participar da Ordem, que ocultam inúmeras informações sigilosas dos adolescentes, mas Fred e George criam uma forma de conseguirem ouvir clandestinamente as conversas e descobrem que Voldemort está atrás de uma "arma" que não possuia antes.
Harry descobre que o Ministro da Magia não acreditou em Dumbledore quando ele contou o que aconteceu no cemitério e sobre o retorno de Voldemort, para desacreditar Dumbledore e Harry,  com medo da reação da comunidade bruxa ao saber da verdade, o profeta diário vinha publicando uma série de matérias mentirosas, com o consentimento e apoio do ministro, o que ocasionou na perda de Dumbledore no cargo de membro da Confederação Internacional de Bruxos e de Presidente da Suprema Corte dos Bruxos. Para piorar Cornélio Fudge escolheu uma funcionária do Ministério, de sua confiança, para o cargo de professora de Defesa Contra Artes das Trevas, Dolores Umbridge, que além de lecionar de forma totalmente teórica (algo ridículo, pois os alunos não tem como aprender feitiços de defesa sem aulas práticas), ela na verdade estaria lá para tirar o poder que Dumbledore tem sobre a escola e espioná-lo pois o ministro acredita que o professor está criando um exército de alunos para tomar seu cargo.
Harry passa por uma audiência formal e burocrática dentro do Ministério da Magia e com ajuda de Dumbledore não é expulso da escola. 
Os alunos do quinto ano prestam o N.O.M. (Níveis Ordinários em Magia) exames que influenciam diretamente no futuro de um bruxo, definindo sua carreira, o que é mais uma preocupação para todos. 
A cada dia a Professora Umbridge mostra mais as suas garras, com uma cara que tenta passar meiguice, e uma sala toda rosa, cheia de figura de gatos fofos, ela é na verdade uma mulher fria, ambiciosa e cruel. O pânico que o Ministro sente de perder o cargo, a ajuda a manipulá-lo e conseguir poder na escola.
Os estudantes com medo do que os aguarda fora dos muros de Hogwarts, com a volta do Lord das Trevas, e após sugestão de Hermione, começam a ter aulas de Defesa Contra Arte das Trevas de forma prática com Harry, sendo criado o grupo secreto que eles batizam de Armada de Dumbledore.
Os pesadelos de Harry com Voldemort ficam cada vez mais intensos e detalhados, algo que não é nada bom, mas sim, muito perigoso. Por conta disso Snape lhe dará aulas particulares de uma magia que pode ajudar a proteger-se.
Os sentimentos de Harry por Cho crescem, vemos o primeiro amor dele e como a situação é muito complicada por conta do relacionamento dela com Cedrico. 
Harry conhece Luna (de lua) Lovegood, uma menina excêntrica da Corvinal, que sempre acreditou em sua versão dos fatos, e está disposta a lutar contra Voldemort ao seu lado. Uma personagem apaixonante que se torna amiga do trio e terá grande relevância na trama.
Fred e George produzem inúmeros itens das Gemialidades Weasley e vendem por toda escola. A vida com Umbridge fica cada dia mais insustentável e os dois tomam medidas drásticas para interferir de alguma forma no modo ditatorial que ela vem conduzindo a escola.
Gina e Neville ganham cada vez mais destaque na trama, e se mostram personagens fundamentais. Após uma visão com Sirius sendo torturado, Harry, Rony, Hermione, Gina, Luna e Neville partem para resgatá - lo mas são surpreendidos por uma perseguição de comensais da morte e com a presença do próprio Voldemort. 
Não é um livro fácil de digerir, teremos uma perda muito difícil que já mostra como será dura a vida nos próximos livros. Mais uma vez a autora traz uma obra rica, com personagens fascinantes e bem construídos, mesmo os vilões são perfeitamente concretos como a prima de Sirius, Belatrix; com gigante carga emocional, o livro realmente faz chorar, não é fácil aceitar alguns fatos que acontecem na trama, devido ao apego que criamos com os personagens. Mais uma obra incrível de J.K. .

Comentários

Postagens mais visitadas