Resenha "O Mágico de Oz" - Universo dos Livros

Quem não lembra das histórias que ouvia quando criança que nos despertavam para o mundo mágico e faziam nosso imaginário florescer? Como esquecer os filmes assistidos na infância que mostravam sobre amor, amizade verdadeira e empatia?
O mágico de Oz sem dúvida é uma dessas histórias, uma fábula que encanta não só os menores, mas também adultos, com uma bela mensagem de amizade e perseverança.
O livro conta como protagonista a menina Dorothy, que mora com seus avós e seu cãozinho Totó no Texas, em uma vida simples e ruralista. Quando um tornado violento carrega sua casa para longe, a menina se vê sozinha com Totó em terras misteriosas e desconhecidas, logo que consegue sair da casa descobre que quando a casa caiu, matou uma terrível e perversa feiticeira, conhecida como Bruxa má do Leste. Todo o povo que vivia ali, pequenos homenzinhos chamados munchklins, eram escravizados por ela e ficaram imensamente gratos pelo feito. A menina descobre então que está nas Terras de Oz, onde haviam quatro bruxas, sendo duas delas, as que vivem no Norte e Sul boas, e as do Leste e Oeste más, agora depois do episódio envolvendo sua casa só restara uma bruxa malvada, a Bruxa má do Oeste, quem lhe contou tudo isso foi a Bruxa do Norte. Dorothy pede ajuda dela para voltar para o Texas, mas a bruxa diz que apenas o Mágico de Oz que poderia realizar tal feito. A menina então começa uma longa e difícil jornada pela estrada de tijolos amarelos que lhe levará a cidade das esmeraldas onde o mágico vive.
No caminho ela faz três amigos, o espantalho, que quer pedir ao mágico um cérebro,  o homem de lata, que deseja um coração e o leão covarde que gostaria de obter mais coragem.
Os quatro companheiros, acompanhados de Totó,  enfretam uma série de perigos, o que une o grupo ainda mais, mostrando o valor da amizade, da solidariedade e da cooperação;  por mais que cada um tenha um sonho diferente, unidos eles vencem os percalços do caminho. 
Ao chegar em Oz, Dorothy e seus amigos conseguem falar com o mágico, que diz que só os ajudará quando eles matarem a Bruxa Má do Oeste. Muito decepcionados com a condição imposta, e sem saber o que fazer para resolver o problema, eles partem de Oz em busca da bruxa. 
A Bruxa do Oeste é o símbolo do mal na fábula, ela tenta matar os amigos de Dorothy e escraviza a menina. Após conseguir se livrar dela, Dorothy volta a Oz para falar novamente com o mágico. O que ela não imagina é que o mágico não tinha o poder que eles acreditavam,  Ele era na verdade um ilusionista, mas pede que a garota guarde seu segredo pois ele tentará ajudá-la.
Para seus amigos ele faz uma série de truques e eles acreditam ter conseguido o que desejavam, mostrando que inteligência, amor e coragem estão dentro de nossas almas, basta acreditar que podemos tê-los (essa é sem dúvida uma das grandes lições da história), já a menina, após não conseguir a ajuda que o mágico tenta lhe dar, com o auxílio dos sapatos prateados mágicos, herdados da Bruxa do Leste, consegue realizar seu sonho de voltar para o Texas, mostrando que a esperança pode sempre triunfar.
Uma história cheia de lições valiosas para vida. 


Comentários

Postagens mais visitadas