Resenha " Harry Potter e o Enigma do Príncipe" Editora Rocco

Agora já não é mais surpresa para ninguém que Voldemort está de volta e que sua legião de  Comensais da Morte retornaram a atividade. O medo começa a se espalhar pela comunidade bruxa. Harry tem que lidar com a pior perda de sua vida, a morte de Sirius, seu padrinho, e o que ele tinha mais próximo de uma família; além disso todo o medo após o combate a Voldemort no Ministério da Magia, e os pesadelos constantes o fazem estar casa dia mais incerto de como será seu futuro.  A profecia que o Lord das Trevas tanto queria, envolvendo Harry e ele, foi quebrada e apenas Dumbledore tem conhecimento de seu conteúdo. 
Após apenas quinze dias de férias na casa dos Dursley,  Dumbledore manda uma carta dizendo a Harry que lhe buscaria em breve, e o menino, pouco crédulo,  é surpreendido quando o diretor aparece.
Antes de ser levado para A Toca, Harry vai fazer uma visita com Dumbledore a um antigo professor de Hogwarts, com intuito de convencê-lo a voltar a lecionar na escola. O homem nega o pedido a Dumbledore, mas acaba sedendo após pensar na possibilidade de ter Harry como aluno. (Vaidoso, o professor "coleciona" alunos ilustres, gostando dos benefícios que o sucesso deles pode proporcionar. Ele havia dado aula para Lilian, mãe de Harry, de quem gostava muito e lamentava verdadeiramente sua morte. )
No sexto ano, Harry torna-se capitão do time de quadribol da Grifinória, enquanto Rony e Hermione, monitores. O professor Snape vai lecionar Defesa Contra a Arte das Trevas (cargo que sempre almejou), enquanto o professor Slughour, amigo de Dumbledore, fica com o cargo de poções. 
Harry que a princípio não havia se inscrito em poções, não havia comprado o livro necessário, e Slughour empresta um dos antigos disponíveis na escola. Harry percebe que o livro que escolhe era cheio de anotações de seu antigo dono, alguém que se intitulava "príncipe mestiço".
As receitas das poções originais eram bem detalhadas e a recomendação do professor é que seguissem à risca, mas Harry ignora o conselho e segue as inúmeras anotações à mão, o resultado são poções perfeitas, superando toda a classe, incluindo Hermione. Isso faz Harry conquistar a confiança do professor, algo que Dumbledore, sem muitas explicações, lhe disse no início do ano que seria importante. O livro trazia também alguns feitiços anotados, muitos desconhecidos por ele, criações do próprio ex-dono.
Outro momento chave na história é o mergulho no passado de Voldemort que Harry e Dumbledore fazem; com ajuda da penseira, eles revivem inúmeras lembranças de Dumbledore, procurando elementos que ajudassem a derrotar Voldemort. 
Draco anda cada dia mais misterioso e solitário. Após a prisão de seu pai, Lucius, Harry e Rony acreditam que ele esteja trabalhando de alguma forma para Voldemort, algo que Hermione substima, mas eles ficam cada vez mais desconfiado, ainda mais após uma série de situações sem explicação acontecerem.
Rony começa a namorar Lilá Brown, pegajosa e completamente louca por ele, o que irrita Hermione, tanto quanto à Harry o casal Gina e Dino.
O clima durante toda trama é fúnebre e sombrio,  por mais que tenha partes divertidas bem construídas, o enredo em si é uma antecipação do pior que está por vir.
Juntos Dumbledore e Harry descobrem fatos do passado de Voldemort e como será o caminho para tentar derrotá-lo, árduo e tortuoso.
Após mais perdas, o final do livro é pesado e triste, ele marca inegavelmente o início de outra guerra bruxa. Um livro com excelente trama, história muito bem amarrada, emocionante e de tirar o fôlego. 

Comentários

Postagens mais visitadas