Resenha "Oratório da Moça que Sente Saudade" Editora Motres

O livro "Oratório da Moça que Sente Saudade" foi uma obra feita em homenagem a mãe da autora, a senhora Alcineide Almeida, que faleceu de câncer em 2012. 

"Onde cabe a saudade?
Perguntou angustiada a orfã
Muito partida pela ida
Diminuída de amor
Pois tinham-lhe arrancado o chão
E a vontade de olhar o céu
As estrelas haviam entristecido
E por isso mesmo estavam cadentes
Buscando um lugar no coração da moça
Para acender dentro uma esperança."

Perder alguém que amamos muito é realmente algo muito difícil de lidar. Saber que aquela pessoa especial partiu, e que nunca mais poderemos ver, nos trás um sentimento nada fácil de lidar, mas a autora Jaquelyne Costa, soube usar sua dor como manifestação artística lindamente.

"Essa dor anula
Tudo o que deveria ser colorido
Há agora um sombrio preto e branco
Um coração dolorido
E aquela fotografia de um dia feliz."

Em cada verso de seu lindo e amoroso livro vemos o carinho que ela nutre pela mãe, e nos sentimos um pouquinho perto de sua mãe, que por suas palavras, vemos como era doce e terna. Vemos em nossa frente um mar de lembranças que se transfundem com passado, presente e sonhos, daquele tipo de recordação que nos empurra diretamente para as nossas próprias recordações e quando nos deparamos num infinito de lembranças pessoas, de mãos dadas com as lembranças da autora. 

"Um universo inteiro dentro de mim
 fazendo o eco
me lembrar o tempo inteiro
que existo de saudade."

As perdas, solidão e lágrimas vem sem dúvida nenhuma a tona e em nenhum momento quis reprimir, foi um daqueles livros que libertam nosso pranto sofrido e ao mesmo tempo lavam nossa alma, restando um quê de nostalgia e saudade.
Todas as poesias da autora são muito bonitas e carregadíssimas de sentimento, simplesmente esse é sem dúvida um livro muito especial da minha estante.

"E quando a tristeza chegr é preciso recebê-la de lamparina acesa para ver claramente que a vida, mesmo dolorida, ainda é bela."

Suas vendas são revertidas para o Movimento de Combate ao Câncer de Petrolina (MCC). Para compra de Exemplares acesse www.jaquesou.blogspot.com, disponível também em e-book.

Comentários

Postagens mais visitadas