Resenha "Pretexto de Mulheres Negras" Coletivo Mjiba


O Coletivo Mjiba, parceiro do blog, nos mandou o livro "Pretexto de Mulheres Negras, que eu já estava querendo muito ler. Juntando 22 autoras negras, o coletivo mostra ao mundo através da poesia que as mulheres negras existem e escrevem bem demais.
No mundo em que vivemos ser mulher não é nada fácil, quanto mais negra, num país em que temos um racismo velado, onde as mulheres negras que escrevem tem pouquíssima, quando não, nenhuma visibilidade. A missão da obra é justamente essa, trazer para todos obras de autoras brilhantes, que nos mostram com seu discurso de orgulho de ser quem são, e o mais importante, empoderar outras meninas e mulheres negras a ter orgulho de quem são.
A responsável por coordenar todo o livro foi a Jornalista e Poeta Elizandra Souza. Todo o processo de produção da obra foi feito por mulheres, fotos, textos, capa, projeto gráfico e produção. A proposta do Coletivo é o engajamento de mulheres negras com autoestima e consciência de seu valor. É traçado um painel do que é ser mulher na sociedade brasileira, todas as dificuldades e obstáculos.
No livro temos textos e poesias sobre a vida de mulheres fortes, que lutam com toda sua garra. Vemos histórias de amor, maternidade, vida na periferia, entre outros temas. Todas muito envolventes e reais, daqueles livros que nos mostram como tem vida acontecendo por ai. 
Cada autora nos revela dois textos, e antes de cada uma delas, temos sua fotografia e uma breve biografia, algo que achei muito interessante, pois nos mostra quem são essas mulheres, quem são essas autoras, sabemos um pouco de suas vidas e isso nos deixa ainda mais próxima delas.
É sem dúvida um livro que poderia ser leitura obrigatória para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas