Resenha "Memórias de Uma Gueixa" Editora Arqueiro

O livro Memórias de Uma Gueixa é narrado em primeira pessoa por Chiyo Sakamoto, que relata toda a sua vida, até o momento em que se torna uma das gueixas mais admiradas do Japão no século passado.

Chiyo conta desde o início quando ainda era uma menina japonesa e se vê sendo obrigada a ficar longe da família e de tudo que conhecia, após ser vendida pelo próprio pai. Todo seu treinamento em Okiya, onde as meninas aprendem a serem Gueixas, até ela se tornar Sayuri, uma Gueixa extremamente popular.

Toda a cultura japonesa é contada no decorrer do livro, muito rico em detalhes, a narrativa vai nos mostrando toda a rotina  e trajetória das Gueixas, hoje quase já extintas. Ao mesmo tempo que retrata toda a doçura e delicadeza das japonesas, relata também o sofrimento enfrentando por elas.

Sayuri não tem uma vida fácil, assim como a maioria das Gueixas, elas sofrem caladas e com ela, não seria diferente. A moça sente saudades do passado em que vivia o tempo todo e uma homem chamado na história apenas de "presidente" muda a percepção da menina e ela se enche de esperança. 

É importante ressaltar que muitas pessoas no ocidente pensam que as Gueixas são apenas prostitutas de luxo, mas ao contrário disso, elas foram mulheres que eram  formadas para serem profissionais do entretenimento, passavam por um treinamento rigoroso para obter requinte e educação. Uma tradição antiga que antes da segunda guerra era muito forte e apenas após essa época, no Japão Imperial, veio o fechamento dos Okiyas. As Gueixas foram feitas para entreter, mas as moças de rosto branco e roupas sofisticadas, são na verdade marcadas pelo abandono familiar e tiveram um início forçoso no ofício que desempenham.

O livro é cheio de ensinamentos, mistérios sobre uma cultura tão singular, um mergulho na cultura oriental, é realmente uma leitura que prende. 


Comentários

Postagens mais visitadas