Resenha - "Miscelância Septuagenária" Editora L&PM

Charles Bukowski foi um dos autores que eu sempre tive interesse de ler, mas ainda não tinha adquirido nada de sua obra. Miscelânea Septuagenária foi o primeiro livro dele que li, e posso dizer que adorei. 

O livro contém vinte contos e muitos poemas, os textos se alternam e a leitura flui rápido. Ele fala sobre problemas reais, miséria, bebida, romances mal sucedidos, sonhos frustrados, medos, sentimentos autodestrutivos, a vida dos marginalizados, a falta de perspectivas, mistura tudo isso e produz textos fabulosos.

Numa vida de excessos e quase sem regra nenhuma, o autor conseguiu driblar a morte diversas vezes e apesar de tudo isso, viver muito. O livro mostra  também seu vício no jogo de cavalos, no álcool, seu desgosto pelos escritores de sua época, aos quais chamava de "farsantes e frouxos", os tantos romances descartáveis que lhe renderam o apelido de "velho safado". 

Direto e sem nenhum tipo de pudor, Bukowski é dono de um estilo próprio, ele viveu a vida que quis e retrata isso claramente em sua obra. As ruas sempre foram uma grande fonte de inspiração, assim como qualquer dificuldade que ele tenha enfrentado. Um daqueles autores que vida e obra se mesclam e se confundem. 

Comentários

Postagens mais visitadas