Resenha - "A Nudez da Verdade" Editora Ática

No livro de Fernando Sabino vemos a história de Telmo Proença, um professor e pesquisador. Com uma viagem de trabalho certa para São Paulo, seu voo atrasa e nesse meio tempo ele encontra um amigo que não via a certo tempo, que o convida para uma uma roda musical que estava indo. Vendo que todos os voos estavam atrasados, ele acaba indo, e após uma das moças do grupo de seu amigo insistir para ele ir para casa dela na Lapa, ele termina por aceitar.

Sua esposa pensa que ele está numa palestra em São Paulo, mas na realidade ele está acordando na casa de Marialva. Ainda sonolento, Telmo vai até a porta pegar o saco de pão, mas a porta bate e ele fica preso do lado de fora, o detalhe peculiar da história é que ele está completamente nu.

Isso é o suficiente para que se desenrole uma hilária trama, de vizinhos raivosos, senhoras apavoradas, corre corre, perseguição, suspeita de um tarado perigoso, tudo por conta do pelado à solta no Rio de Janeiro. Ele um sujeito direito, se vê vítima do julgamento das pessoas perante o mal entendido.

A história é muito bem escrita, entramos verdadeiramente na trama e vamos vivendo o sofrimento cômico de Proença. Apesar de curtinho, o livro é bem divertido e nos mostra como acabamos rapidamente julgando as pessoas pelas aparências. 




Comentários

Postagens mais visitadas