Resenha - "Gilberto Bem Perto" Editora Nova Fronteira

Gilberto Bem Perto é uma autobiografia de Gilberto Gil em parceria com a Jornalista carioca Regina Zappa. Apesar de autobiográfico o livro é narrado em terceira pessoa, em tom bem jornalístico e objetivo. Conta toda história de vida do cantor baiano sem ultrapassar os limites da intimidade. 

Desde o início de sua vida no interior da Bahia, na pequena cidade de Ituaçu, a ida para capital, sua renuncia na carreira de administrador de empresas para escolher a música, o exílio, sua atuação como Ministro da Cultura no governo Lula, todas as fases da carreira musical.

Contendo inúmeras fotografias dos mais variados momentos da vida de Gil, a obra mostra várias letras de músicas, como a emblemática "Domingo no Parque", trechos de entrevistas concedidas pelo cantor, depoimentos de Gil e de personalidades de influência em sua vida, como Caetano Veloso, segundo o próprio Gil "Caetano é o irmão que não tive. A vida me deu ele de presente. Se não fosse por ele provavelmente eu não teria tido as responsabilidades que tive em relação a música." . A relação dos dois cantores é contada durante toda narrativa, em vários momentos cruciais eles estiveram juntos, desde o início da carreira musical, no início das participações em festivais, no Tropicalismo, na prisão e exílio da ditadura, na retomada a vida no Brasil e mais tarde em outros projetos. 

O livro conta sua relação com as quatro mulheres, seus oito filhos, sua relação com Flora (atual esposa e empresária), além de várias curiosidades sobre a vida de Gil. 

Como é de se esperar numa autobiografia, alguns fatos que geram curiosidade pública devido a sua polêmica foram deixados de fora, mas nem por isso o livro se torna dispensável, é uma bela obra, que merece ser lida por todos os fãs do cantor.

Comentários

Postagens mais visitadas