Resenha - "Eu Sou Malala" Editora Cia das Letras

Malala Yousafzai é uma garota paquistanesa que ficou mundialmente conhecida após ser baleada propositalmente pelo Talibã por defender o direito das meninas de estudar.

Malala relata no livro toda sua jornada desde quando nasceu, a história do casamento e vida de seus pais, a escola que seu construiu e onde ela foi criada. Vemos desde o início que a menina tornou-se uma ativista. Sua mãe não estudou, e na cultura do Paquistão as decisões são tomadas apenas pelo marido, mas em sua casa isso era diferente, seu pai, Ziauddin, sempre valorizou sua mãe demais e se importava com todas as opiniões dela. Mesmo de origem simples o sonho dele era conseguir ensinar a crianças, quanto mais crianças melhor e não diferenciava meninas de meninos. Na pequena aldeia do Swat, Ziauddin fez sua escola, que começou cheia de dificuldades, mas prosperou e era de ensino misto.

Malala era uma das melhores alunas de sua classe, ela era uma criança que amava estudar e se importava, assim como seu pai, que outras crianças também tivessem oportunidades. Mas no Paquistão isso não era nada fácil, o governo não via com bons olhos o ensino de meninas, no livro é relatado como o Talibã foi ganhando força pouco a pouco no Paquistão. O pai de Malala começou a receber ameaças de morte, por ensinar a meninas, até chegar ao ponto que ele temia pela própria vida. 

Em 2008, quando tinha 11 anos, a menina fez um discurso pela educação no Clube de Assessoria de Imprensa Local, onde inclusive falou como achava condenável a posição do Talibã de querer proibir que meninas estudassem. Esse discurso ganhou uma grande cobertura pelo país e mais tarde Malala foi chamada para discursar no Instituto Guerra e Paz, ali seu protagonismo como ativista cresceu e posteriormente a BBC a convidou para em um blog relatar sua rotina cotidiana no país e falar sobre sua educação.

Em 2009 as escolas mistas foram fechadas no Paquistão e ao ser reaberta, Malala foi baleada no rosto por um terrorista que apesar dela ser ainda uma jovem menina, ia contra o que eles pensavam. Malala foi leva para fazer um tratamento sério na Inglaterra, fez diversas cirurgias, perdeu o movimento de um dos lados do rosto, não conseguia sorrir e toda a recuperação foi longa. Malala e sua família hoje moram na Inglaterra, após receberem várias ameaças de morte. A menina e seu pai continuam lutando pelos direitos das meninas. 

A história de Malala inspira, nos mostra como somos privilegiados e como a educação pode mudar o mundo. Aprendi muito sobre a cultura do Paquistão lendo o livro, indico muito!

Comentários

Postagens mais visitadas