Resenha - "Sejamos Todos Feministas" Editora Cia das Letras

O termo feminismo ainda gera muita dúvida e controversa, no dicionário feminismo é uma doutrina cujo preceito é de igualdade entre homens e mulheres, mas muitos ainda acreditam que tem relação com ódio das mulheres para com os homens, mas a autora fala sobre como o machismo afeta não apenas as mulheres, mas também os homens de diversas formas, como podemos construir uma sociedade mais igualitária e humana. A autora nigeriana, conta como ela e outras conhecidas, não puderam fazer inúmeras coisas pelo simples fato de seres mulheres, nada relacionado a capacidade ou competência, mas apenas por seres mulheres. No início ela não se intitulava feminista, justamente devido a confusão que o termo ainda traz mas com o tempo, foi entendendo melhor que ser feminista é apenas lutar por igualdade.

"Ele comentou que as pessoas estavam dizendo que meu livro era feminista. Seu conselho — disse, balançando a cabeça com um ar consternado — era que eu nunca, nunca me intitulasse feminista, já que as feministas são mulheres infelizes que não conseguem arranjar marido. Então decidi me definir como "feminista feliz". Mais tarde, uma professora universitária nigeriana veio me dizer que o feminismo não fazia parte da nossa cultura, que era antiafricano, e que, se eu me considerava feminista, era porque havia sido corrompida pelos livros ocidentais (o que achei engraçado, porque passei boa parte da juventude devorando romances que não eram nada feministas: devo ter lido toda a coleção água-com-açúcar publicada pela Mils and Boon antes dos dezesseis anos. E toda vez que tentava ler os tais livros clássicos sobre feminismo, ficava entediada e mal conseguia terminar). De qualquer forma, já que o feminismo era antiafricano, resolvi me considerar "feminista feliz e africana". Depois, uma grande amiga me disse que, se eu era feminista, então devia odiar os homens. Decidi me tornar uma "feminista feliz e africana que não odeia homens, e que gosta de usar batom e salto alto para si mesma, e não para os homens". É claro que não estou falando sério, só queria ilustrar como a palavra "feminista" tem um peso negativo".

No pequeno ensaio a autora explica de forma extremamente didática sobre o que é ser feminista e a importância de lutarmos pela igualdade para as mulheres. Poderia inclusive ser maior, o livro é bem pequeno, mas apesar disso, muito instrutivo. 

Comentários

Postagens mais visitadas