Resenha - "Orgulho e Preconceito" Editora Martin Claret


"Orgulho e Preconceito" é uma das minhas histórias preferidas, já assisti a inúmeras adaptações diferentes do cinema e foi através dela que conheci a sensacional e icônica Jane Austen. Depois dessa história em especial, comecei a procurar tudo relacionado ao universo Austen que encontrasse, e por mais brilhantes que sejam as outras histórias dessa autora, Orgulho e Preconceito, para mim, ganha de todas. 


Como não se apaixonar por essa história tão incrível, por Mr. Darcy, pela família Bennet, para mim é bem improvável, ainda mais para alguém como eu que ama histórias de época. 

O livro foi publicado em 1813, uma época em que o nome da família e sua relevância financeira era algo fundamental. Elizabeth Bennet é uma jovem cujo a família não tem nada disso, reside em Longbourn com os pais e quatro irmãs, a situação financeira deles é modesta e o sonho de sua mãe é conseguir casar todas as filhas com bons partidos, já que na sociedade da época o futuro das moças era sempre o casamento (muitas vezes arranjado). 

Lizzy é uma moça à frente do seu tempo e não tem pretensão nenhuma de casar-se unicamente para agradar o desejo materno. Apesar disso e de perceber outros defeitos de sua família, a moça sempre os defende. Sua relação é de fato boa com o pai (um proprietário rural que é igualmente inteligente como ela) e Jane, sua irmã mais velha (uma moça de bom coração, que sempre acredita no melhor das pessoas).

Mr. Bingley chega a cidade para estabelecer moradia, um jovem bonito e muito rico, a Sra. Bennet vê então uma chance de conseguir casar uma de suas filhas e fará o possível para que ele as conheça, e quem sabe se interesse por uma delas. No baile promovido por ele, Lizzy e sua irmã Jane conhecem Mr. Bingley e seu amigo Mr. Darcy, por quem Lizzy tem uma antipatia imediata, devido ao desprezo que nota da parte dele para com os convidados do baile.

Apesar de Mr. Bingley simpatizar com Jane uma série de infortúnios serão provocados para que essa união não aconteça a princípio. 

Mr. Darcy que apesar de ser o oposto completo de Lizzy, um homem comedido, polido, frio e distante, quando não arrogante, se vê totalmente apaixonado pela moça sem nobreza, fortuna ou posição social. Elizabeth começa a perceber que nem tudo que ela pensava sobre ele seria como parecia. 

Além de toda a história de amor desse livro, fala também sobre educação, cultura, moral e os interesses da sociedade da época, mas não é apenas isso, é uma história bem escrita, divertida e emocionante.







Comentários

Postagens mais visitadas